A preparação para o concurso da magistratura do trabalho, sob meu ponto de vista, se assemelha à jornada empreendida pelos atletas em um ciclo olímpico.
Isso porque, assim como nos esportes, em regra, o êxito no certame consiste em um objetivo de médio/longo prazo e, segundo penso, não há atalhos a serem tomados.
Com efeito, se "sagrar magistrado" exige resiliência e trabalho duro. Ou seja, meus caros, é cadeira e livro na mão.
A boa notícia é que tomar esse caminho com organização torna o percurso mais palatável, menos cansativo, mais "prazeroso" (se posso assim o definir).
E quando o assunto é organização, não há quem supere: o curso kapa é especialista nesse assunto.
Durante minha jornada, ele foi responsável pela organização dos meus estudos por cerca de 4 anos e posso afirmar com convicção que tê-lo no meu dia a dia foi determinante para minha aprovação.
Os planos de estudo do kapa tornam possível a dificílima tarefa de se percorrer extenso conteúdo programático do certame, de maneira progressiva e com foco naquilo que, de fato, é indispensável para a aprovação. E, acredite, no emaranhado de atividades e demandas de ordem técnica e emocionais que lhe serão exigidas na preparação, delegar a organização dos estudos é um grande alívio.
Os planos de estudo são personalizados, atendem à sua demanda pessoal de tempo e conhecimento, sempre focando superar suas dificuldades e manter o conhecimento já consolidado nos estudos. É bom ressaltar que há, ainda, reuniões periódicas com a professora Karla, que visam a avaliar seu desenvolvimento e, caso necessário, reajustar a rota dos estudos.
E sobre a professora Karla, tê-la ao seu lado nessa jornada é como ter uma mãe, amiga, coach, professora, confidente, psicóloga em uma só pessoa, o que é essencial num caminho tão desafiador. Ela é, de fato, a melhor treinadora dos atletas da mente que conheci nesse caminho, sobretudo por sua empatia e humanidade.
Enfim, o curso kapa te pega pela mão, te apoia e ajuda a fazer o que precisa ser feito: "bunda na cadeira e livro na mão".
Sua jornada pode ser mais curta, mais longa, será a sua jornada, mas tenho certeza que ela será melhor fazendo kapa.
Analuíza Souto Meira Policarpo