Desde pequena sonhava em ser servidora pública, talvez porque minha família sempre laborou no âmbito público e sempre me vi familiarizada com o fato de poder SERVIR AO PÚBLICO.
Em abril do ano de 2023, objetivando minha aprovação no concurso do TJ-SC iniciei minha trajetória de estudos no ramo de concurso, e assim, nem de longe acreditei que pudesse ser tão desafiador quanto tem sido.
Até então minha única experiência com provas tinha sido a OAB, e sinceramente acreditei que "tiraria de letra".
Enganada estava eu...
Nunca tive problemas com manter constância nos estudos, e logo que iniciei os estudos realizei algumas provas, como DPE-RS e TRT-12, com a extrema esperança de obter minha aprovação logo nos primeiros meses de estudos.
As primeiras reprovações vieram, e junto com ela a tristeza, a angústia e a insegurança de não ser capaz de se destacar em meio a milhares de candidatos.
Apesar disso, mantive minha constância e dia após dia, na rotina imperfeita de uma concurseira, fui dando o meu melhor nas condições que eu tinha.
Como toda boa concurseira, adquiri diversos cronogramas, cursos, planos de estudos etc., os quais, nunca me pareciam totalmente eficazes, de modo que fazia um tempo e parava, nunca encerrando por completo um cronograma.
De igual modo, embora sabia da extrema importância da Lei Seca na aprovação, não cogitava a hipótese de ler um Código de ponta a ponta como se fosse um livro de romance.
Novas provas vieram e junto com elas novas reprovações e frustrações, pois apesar do estudo constante e assíduo jamais conseguia ultrapassar os 50% de uma prova.
No ano de 2024 começaram os rumores de que o edital do TJ-SC estava na iminência de sair, e a preocupação começou vir à tona, pois não me sentia preparada a nível de ser aprovada, e nesse interregno de tempo pedia muito a Deus que me desse luz e me mostrasse o caminho certo, e foi então que, em fevereiro do ano de 2024, conheci o Kapa.
Apesar de um pouco despretensiosa, resolvi contatá-los e já na primeira conversa, a sensação era de estar conversando com a minha mãe, pois fui tratada com carinho, segurança, e o principal sentimento que tive foi de pegarem na minha mão e me dizerem "vamos lá, sua conquista é a minha, estamos juntos nessa".
Após alguns dias, iniciamos o Cronograma Mega Intensivo TJ-SC, com metas de lei seca (pela primeira vez eu li os códigos de ponta a ponta) e estudos diários previamente definidos estrategicamente, coisa que até o momento eu não vinha fazendo (estudo estratégico).
Um mês depois saiu o edital do TJ-SC, e formulamos um cronograma pós-edital, o qual seguiu rigorosamente. Confesso que muitas coisas que estavam ali eu imaginava que nunca cairia em uma prova de tribunal, mas segui confiando no processo e no que me foi delegado.
No dia da prova do TJ-SC foi a primeira vez que sabia de fato o que eu estava fazendo, eu estava tranquila, feliz especialmente porque sabia o que estava sendo cobrado pois EU ESTUDEI ISSO (conteúdos que sozinha eu jamais pensaria em estudar, com a ajuda do Kapa eu estudei e sabia responder).
Após a prova, fui corrigi-la e para minha surpresa estou APROVADA COMO TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TJ-SC. A surpresa maior foi quando saiu o resultado da prova do TJ-MS feita dias antes, APROVADA COMO ANALISTA JUDICIÁRIO DO TJ-MS.
Minhas duas primeiras aprovações em concurso público, e estou extremamente feliz, pois agora sei que SOU CAPAZ, e isso tudo pois eu faço parte do KAPA.
É claro que nada disso seria capaz se não fosse pelo meu empenho, mas quando se tem um acompanhamento/estudo estratégico como o do Kapa, tudo fica mais tranquilo.
O resultado oficial de ambos os concursos ainda não saiu, ainda não sei minha colocação e talvez sequer chegue a nível de nomeação, mas só o fato de ter sido aprovada é uma sensação maravilhosaaaa!!
Hoje, estou mais próxima da nomeação do que ontem, e agora sei que sou "KAPAZ" de tudo que eu quiser e que tudo é questão de tempo.
MILENA BALENA - Corujinha aprovada TJSC e TJMS